GDF anuncia obras para pavimentar 150 ruas no Pôr do Sol
Compartilhar
Projeto prevê drenagem, calçadas e ciclovias para melhorar mobilidade e reduzir alagamentos na região
O Governo do Distrito Federal apresentou nesta quarta-feira (26) o projeto de infraestrutura que deve mudar a paisagem urbana do Setor Habitacional Pôr do Sol, em Ceilândia. As obras incluem a pavimentação de cerca de 27 km de ruas — um total de 150 vias urbanas — além de intervenções de drenagem, calçadas e ciclovias.
O investimento previsto é de R$ 80 milhões. Entre as ações, estão 22 km de redes de drenagem pluvial para evitar alagamentos e melhorar o escoamento das águas de chuva. As ruas mais largas, com mais de 6 metros, receberão asfalto. Já as ruas estreitas terão piso em blocos intertravados, técnica que permite melhor infiltração de água no solo.
Também serão implantados 93 mil m² de calçadas de concreto, garantindo mais segurança para os pedestres. O projeto prevê ainda 5 km de ciclovias, incentivando o transporte não motorizado na região.
Segundo o governo, as obras devem beneficiar diretamente cerca de 90 mil moradores que hoje enfrentam problemas como lama, poeira e dificuldades no escoamento de água das chuvas. Durante a apresentação, o governador Ibaneis Rocha disse que o objetivo é garantir mais dignidade para os habitantes do Pôr do Sol e reduzir as desigualdades de infraestrutura entre as regiões administrativas.
As licitações para contratação das empresas responsáveis estão em andamento. A previsão é iniciar os trabalhos ainda em 2024, com conclusão estimada para o ano seguinte.
Fotos: Divulgação/SODF