Irmãos gêmeos de Ceilândia conquistam intercâmbio no Reino Unido
Compartilhar
Tiago e José Pedro Lima Travassos, alunos da rede pública, ficaram em primeiro lugar no programa Pontes para o Mundo, que oferece 100 vagas para estudantes do DF
Por Andrey Neves
Dois irmãos gêmeos de 17 anos, Tiago Felipe e José Pedro Lima Travassos, do Centro Educacional 6 de Ceilândia, conquistaram as primeiras colocações no processo seletivo do programa Pontes para o Mundo, do Governo do Distrito Federal (GDF). Eles estão entre os 100 alunos da rede pública que terão todas as despesas pagas para um intercâmbio de 17 semanas no Reino Unido, entre setembro e dezembro deste ano.
O programa cobre visto, passagens, hospedagem em casas de famílias anfitriãs, alimentação, transporte, seguro e até acompanhamento psicológico. A seleção envolveu análise do histórico escolar do 1º ano do ensino médio e um teste de proficiência em inglês, cuja soma das notas determinou a classificação final.
José Pedro contou que sempre gostou de aprender línguas de forma autodidata, usando jogos, filmes e vídeos na internet. Com apoio do Centro Interescolar de Línguas (CIL), ele avançou nos estudos de inglês e agora sonha em seguir carreira diplomática. Já Tiago Felipe destacou que dedicou muitas horas ao aprendizado durante a pandemia e comemora poder viver essa experiência ao lado do irmão.
A mãe dos gêmeos, Maria Aparecida Lima, se emocionou ao falar da vitória dos filhos, afirmando que sem o programa seria impossível garantir essa oportunidade. Para ela, o resultado mostra que quem se esforça consegue alcançar o que quer.
O governador Ibaneis Rocha comentou que o Pontes para o Mundo busca ampliar horizontes para estudantes da rede pública, oferecendo uma vivência internacional e prometeu trabalhar para expandir o projeto. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, afirmou que a experiência vai além do aprendizado de inglês, estimulando a troca cultural e o diálogo com jovens de outros países.
Os alunos convocados devem apresentar a documentação exigida até o dia 7 de julho para garantir a vaga. O objetivo do programa é fortalecer o protagonismo juvenil e internacionalizar a formação de estudantes da rede pública, contribuindo para inclusão social e novas perspectivas de futuro.
Foto: Lúcio Bernardo Jr,/Agência Brasília