Projeto Samuzinho ensina primeiros socorros a alunos do DF
Compartilhar
Mais de 25 mil estudantes já participaram da ação educativa promovida pelo Samu 192
Criado em 2007, o Projeto Samuzinho vem levando orientações sobre primeiros socorros a escolas públicas e privadas do Distrito Federal. A iniciativa é coordenada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e tem como objetivo capacitar crianças e adolescentes a partir dos 7 anos de idade para situações de emergência.
A metodologia combina teoria e prática em turmas com pelo menos 30 alunos. Durante as aulas, os estudantes aprendem como agir em casos de engasgo, parada cardiorrespiratória, desmaio e até identificar sinais de AVC. Técnicas como reanimação cardiopulmonar (RCP) e a manobra de Heimlich são ensinadas com a ajuda de simulações.
O projeto também conscientiza sobre o uso adequado do número 192, ajudando a reduzir o número de trotes. Segundo o Samu, houve queda significativa nas chamadas indevidas, especialmente no turno escolar.
Desde sua criação, o Samuzinho já alcançou mais de 25 mil pessoas em todo o DF. As escolas interessadas em receber a capacitação podem entrar em contato com o Núcleo de Educação em Urgência do Samu DF.
Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde