DF amplia atendimento a pacientes com câncer de pulmão
Compartilhar
Programa garante diagnóstico, tratamento e apoio gratuito pelo SUS no Distrito Federal
O Distrito Federal reforçou as ações voltadas ao tratamento de pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão. Pelo programa de oncologia da rede pública, pacientes têm acesso gratuito a consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, além de apoio psicológico, nutricional e cuidados paliativos.
A iniciativa integra uma fila única de regulação, que organiza os encaminhamentos para garantir início mais rápido do tratamento. Recentemente, o governo ampliou a capacidade de atendimento ao credenciar clínicas e hospitais privados para atuar em conjunto com a rede pública, reduzindo filas e oferecendo maior agilidade no acesso.
Outro eixo do programa é a prevenção. Pessoas com histórico de tabagismo podem participar de grupos de apoio e ter acompanhamento especializado em mais de 80 unidades de saúde do DF. Além disso, o rastreamento precoce com tomografia de baixa dose está em debate para identificação de casos em fumantes e ex‑fumantes com maior risco.
Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é proporcionar tratamento integral e humanizado, aumentando as chances de recuperação e a qualidade de vida dos pacientes.