Bombeiros iniciam fase crítica da Operação Verde Vivo 2025

Publicado em: 23/08/2025 19:17Tags: , , ,

Compartilhar

Corporação reforça ações de combate e prevenção a queimadas no DF com monitoramento por satélite e campanhas educativas

O período de seca no Distrito Federal traz consigo o aumento das queimadas no Cerrado, bioma predominante da região. Para enfrentar os riscos dessa época crítica, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) intensifica a Operação Verde Vivo 2025, em andamento desde maio.

De acordo com o comandante-geral, coronel Moisés Barcelos, a chamada “temporada do fogo” exige atenção máxima. A fase mais crítica começa no próximo 28 de agosto e segue até outubro, podendo se estender a novembro ou dezembro. “A partir do próximo dia 28 até o final de outubro, todo o Corpo de Bombeiros ficará em alerta”, afirmou.

Entre as medidas estão a distribuição de abafadores a produtores rurais, orientações sobre queimadas controladas para manejo do solo e a mobilização da população. A corporação também mantém forte atuação educativa em parceria com o GDF, a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Agência Brasília, além de campanhas pelas redes sociais oficiais do CBMDF (Facebook, Instagram, X/Twitter, YouTube e LinkedIn).

As unidades de conservação do DF estão entre as prioridades. Para proteger essas áreas, o CBMDF utiliza monitoramento por satélite em tempo real, identificando focos de calor e possibilitando resposta rápida. “Onde apresenta um foco quente no mapa, ficamos atentos para prestar socorro imediato nessas áreas. Todo o Distrito Federal está sendo monitorado”, reforçou Barcelos.

A Operação Verde Vivo 2025 é coordenada pelo Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF e conta com apoio de órgãos federais, como o Instituto Brasília Ambiental, o ICMbio e o Ibama. Em 2024, durante o período da operação, foram registradas 8.545 ocorrências, que resultaram em uma área queimada de 22.250,4 hectares.

A população pode contribuir evitando queimadas e acionando os bombeiros em caso de emergência pelo telefone 193. Outras informações e orientações estão disponíveis no site oficial do CBMDF.

Faça um comentário