Fiscalização ao amanhecer surpreende motoristas alcoolizados no DF

Published On: 20/01/2025 20:56

Compartilhar

Operação Rescaldo flagra condutores alcoolizados em horários inesperados e reforça a segurança nas vias

Por Andrey Neves

A Operação Rescaldo, realizada pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) entre sexta-feira (17) e segunda-feira (20), resultou na autuação de 96 motoristas por dirigirem sob influência de álcool. O destaque foi para o período entre 4h e 6h da madrugada de domingo (19), quando 50 condutores foram flagrados em situação de risco.

“Esses motoristas acreditavam que poderiam evitar a fiscalização devido ao horário, mas foram abordados em condições de perigo extremo para o trânsito”, afirmou Glauber Peixoto, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito.

No total, 785 condutores foram parados em blitzes distribuídas pelo DF, com 689 realizando o teste do etilômetro. Os 96 que se recusaram a soprar o aparelho foram autuados conforme o artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dois deles atingiram níveis de álcool que configuram crime de trânsito, previsto no artigo 306 do CTB, e foram presos em flagrante.

Outras infrações também chamaram a atenção: 22 motoristas não habilitados e 12 com CNH vencida há mais de 30 dias foram identificados. Além disso, 19 condutores foram autuados por escapamento irregular, enquanto 57 veículos sem licenciamento foram recolhidos ao depósito.

Desde o início de janeiro, todos os veículos devem portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e) 2024, independente do final da placa. A falta do documento é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e apreensão do veículo.

A operação reforça a importância de cumprir as normas de trânsito para garantir a segurança de todos. O Detran-DF segue atento, especialmente em horários alternativos, para coibir práticas que colocam vidas em risco.

Faça um comentário