Curso gratuito de corte e costura abre mil vagas no DF

Publicado em: 07/07/2025 15:18

Compartilhar

Programa Fábrica Social oferece capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade; inscrições vão até 18 de julho

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet-DF) abriu inscrições para mil vagas no curso gratuito de corte e costura industrial oferecido pela Fábrica Social. Do total de vagas, 300 são para início imediato e 700 formarão cadastro reserva, com chamadas previstas ao longo de 2025.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet e seguem até 18 de julho. Para participar, é necessário ter 16 anos ou mais, residir no Distrito Federal e possuir renda familiar per capita de até R$ 200, com prioridade para quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O curso é presencial e voltado à formação profissional no setor têxtil, com carga horária de 320 horas. A capacitação faz parte das ações do programa Fábrica Social para estimular a inclusão produtiva e a geração de renda entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a Sedet-DF, o programa já qualificou mais de 577 pessoas apenas na área têxtil em 2024. A expectativa é ampliar esse número com a nova oferta de vagas, contribuindo para fortalecer o setor produtivo local e melhorar as perspectivas de emprego e renda dos participantes.

Os alunos recebem material didático e insumos gratuitos para o aprendizado das técnicas de corte e costura industrial. Ao final do curso, os concluintes poderão atuar em confecções ou mesmo empreender no segmento, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

Mais informações sobre o processo de inscrição, requisitos e etapas estão disponíveis no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF.

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Faça um comentário