Detran-DF intensifica fiscalização e autua 122 motoristas por embriaguez ao volante

Published On: 27/01/2025 12:08

Compartilhar

Operações realizadas em várias regiões do DF também resultaram na apreensão de veículos e identificação de motoristas com pendências legais.

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou operações de fiscalização em dez regiões administrativas, incluindo Águas Claras, Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. No total, 942 condutores foram abordados, e 829 testes de etilômetro foram aplicados. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) em algumas localidades.

Entre em nosso canal do WhatsApp e receba notícias gratuitamente

Das abordagens realizadas, 122 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool. Um deles foi conduzido à delegacia por apresentar concentração de álcool considerada crime e, além disso, possuía um mandado de prisão em aberto. A operação Rescaldo, realizada na madrugada de domingo (26), em Taguatinga, registrou o maior número de condutores alcoolizados, com 23 autuações.

Outras infrações também foram identificadas durante as fiscalizações. Trinta e três motoristas foram flagrados sem habilitação, 25 estavam com a CNH vencida há mais de 30 dias, e 41 conduziam veículos com escapamentos irregulares. Ao todo, 66 veículos foram recolhidos ao depósito.

Acidentes relacionados ao consumo de álcool

Sinistros de trânsito envolvendo motoristas alcoolizados foram registrados em Ceilândia e na Asa Norte. Em ambos os casos, os condutores colidiram com objetos fixos, o que poderia ter causado consequências mais graves.

O diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, reforçou a importância das operações para a segurança viária. “Essas fiscalizações são essenciais para prevenir acidentes graves. Infelizmente, ainda registramos colisões que poderiam ter sido evitadas com a consciência dos condutores”, destacou.

Penalidades previstas

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob influência de álcool é uma infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da habilitação por 12 meses. Em caso de reincidência no período de um ano, o valor da multa dobra. Quando a concentração de álcool é igual ou superior a 0,3 mg/L, o condutor pode responder criminalmente, com pena de detenção de seis meses a três anos, além de multa e suspensão do direito de dirigir.

As operações do Detran-DF reforçam a necessidade de prudência no trânsito e o compromisso com a redução de acidentes em todo o Distrito Federal.

Faça um comentário