DF amplia benefícios e moradia gratuita para pessoas com deficiência
Compartilhar
Governo anuncia lotes, unidades habitacionais e acesso ampliado a programas sociais
O Distrito Federal anunciou novas medidas voltadas a pessoas com deficiência, com o compromisso de ampliar direitos sociais, inclusão e acesso à moradia digna. As ações incluem oferta de lotes, unidades habitacionais gratuitas e facilitação de cadastro para programas de assistência social.
Entre os pontos principais, está a destinação de milhares de lotes em áreas urbanizadas para esse público, contemplando infraestrutura de água, esgoto, pavimentação, drenagem e instalações hidráulico-sanitárias. Moradias gratuitas também serão entregues em determinados bairros, assegurando que quem tenha deficiência possa morar com dignidade, sem custo de terra ou de estrutura básica.
Além disso, o governo liberou a inscrição para que pessoas com deficiência participem de programas sociais sem depender exclusivamente do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso deve incluir auxílios como “Aluguel Social”, “Cartão Construção” — que garante investimento para construir ou reformar habitação — e acesso expandido a benefícios previstos em assistência social.
Também foi anunciado que um largo conjunto de habitações sociais do Residencial Tamanduá reserva mais de mil lotes para pessoas com deficiência; em outra área, cerca de 400 unidades habitacionais estão sendo entregues gratuitamente. Cada contemplado receberá escritura do terreno e o projeto básico da companhia de habitação do DF, para assegurar plena titularidade.
Com essas iniciativas, o governo busca promover inclusão, autonomia e melhoria de qualidade de vida. A expectativa é que milhares de famílias que enfrentam dificuldades de moradia sejam contempladas, e que os programas criem novos laços de solidariedade social, reduzindo desigualdades no DF.

