DF intensifica ações contra violência doméstica e de gênero
Compartilhar
Programa Provid e Operação Shamar reforçam rede de proteção a mulheres em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal
O Governo do Distrito Federal ampliou as ações de enfrentamento à violência contra a mulher com o fortalecimento do programa Provid e a Operação Shamar, que estão em curso em todas as regiões administrativas. A iniciativa, articulada entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e as forças de segurança, tem como foco prevenir agressões, prestar apoio às vítimas e responsabilizar agressores.
O programa Provid atua por meio de visitas preventivas a residências onde há registros de violência doméstica ou risco iminente. Policiais militares treinados realizam os atendimentos com abordagem humanizada e encaminhamento às redes de apoio, como centros de referência e delegacias especializadas.
Já a Operação Shamar, coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, intensifica fiscalizações, prisões e o cumprimento de medidas protetivas. No DF, ela ocorre de forma integrada com a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, Departamento Penitenciário e outros órgãos.
A delegada-chefe da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Sandra Melo, destacou que as ações conjuntas têm evitado reincidências e aproximado o poder público das vítimas. Além disso, a operação também promove ações educativas e de orientação em escolas, unidades de saúde e espaços públicos.
Dados da SSP-DF indicam que, nos primeiros dias da Operação Shamar, foram realizadas centenas de abordagens, prisões em flagrante e encaminhamentos de mulheres para atendimento psicológico e jurídico. A meta é ampliar a cobertura e oferecer uma resposta rápida às situações de violência, promovendo segurança e acolhimento.
Foto: Divulgação/PMDF