DF tem alta de 6,5% em transplantes no início de 2025

Publicado em: 13/07/2025 09:30Tags: , , ,

Compartilhar

Mais de 650 procedimentos foram realizados nos quatro primeiros meses do ano, com destaque para córneas e rins

O Distrito Federal registrou 655 transplantes de órgãos e tecidos entre janeiro e abril de 2025, número 6,5% maior que o do mesmo período do ano passado, quando foram feitos 615 procedimentos. Do total, 599 cirurgias ocorreram em caráter de urgência, demonstrando a importância da rede pública para salvar vidas.

As córneas seguem no topo do ranking, com 537 transplantes realizados. Também foram transplantados rins (97), fígado (12), coração (1) e pele (8). O DF ainda é referência nacional em transplantes de medula óssea, com nove procedimentos no período, sendo cinco em adultos e quatro em crianças.

Os transplantes contam com o trabalho do Instituto de Cardiologia (ICTDF), Hospital de Base, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional da Asa Norte (especializado em enxertos de pele) e Hospital da Criança José Alencar (para medula óssea pediátrica).

A Secretaria de Saúde do DF reforça a importância de conversar sobre doação com familiares, pois a autorização é essencial para viabilizar os procedimentos. A meta é ampliar o número de doadores e reduzir a fila de espera, garantindo mais qualidade de vida a quem depende de um órgão ou tecido para sobreviver.

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Faça um comentário