DF terá transporte gratuito no fim de semana da Independência
Compartilhar
Programa Vai de Graça inclui sábado e domingo, com reforço de frota para o desfile cívico
Os moradores do Distrito Federal poderão circular sem pagar tarifa no transporte público coletivo durante o fim de semana da Independência. O programa Vai de Graça será válido no sábado (6) e no domingo (7), feriado nacional, conforme decreto do governador Ibaneis Rocha publicado em edição extra do Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (4).
Além da gratuidade, o governo determinou o reforço da frota de ônibus no domingo (7), quando ocorre o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Ao todo, 134 veículos extras estarão em operação entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, das 7h às 13h. As demais linhas seguirão a programação regular no fim de semana.
A vice-governadora Celina Leão destacou que a iniciativa garante acesso da população aos grandes eventos do DF. Segundo ela, desde a criação do Vai de Graça, o transporte público passou a registrar aumento de 70% no movimento de passageiros em domingos e feriados. “Realizamos ajustes para criar linhas e ampliar horários, assegurando um serviço que atende melhor a população. É um reforço do compromisso do GDF com a mobilidade e o desenvolvimento da cidade”, afirmou.
Antes do programa, a média era de 270 mil viagens aos domingos. Hoje, o número chega a cerca de 460 mil acessos, já estabilizado com as adaptações feitas no sistema.
Em seis meses de operação, o Vai de Graça soma 37 dias de gratuidade no transporte público e mais de 19,2 milhões de embarques sem custo para os usuários. A iniciativa já foi ampliada em datas especiais, como Carnaval e Semana Santa, garantindo mais acessibilidade à população em períodos de grande demanda.