GDF defende tecnologia inclusiva e proteção digital no Innova Summit

Compartilhar

Secretaria da Mulher apresenta ações que unem inovação e cuidado com a segurança das mulheres frente aos riscos do ambiente virtual

Na tarde desta terça-feira (25), o Governo do Distrito Federal marcou presença na 5ª edição do Innova Summit com uma palestra voltada à tecnologia inclusiva e à proteção digital. Representando a Secretaria da Mulher (SMDF), a subsecretária de Transformação Tecnológica e Inovação Feminina, Sandra Faraj, subiu ao palco “Visionário” do Innova Mulher para discutir o impacto da tecnologia na vida das mulheres e famílias.

Sob o tema “Inovação com inclusão e proteção – tecnologia a serviço da mulher e da família”, a gestora destacou a importância de políticas públicas que pensem a inovação de forma mais humana e sensível às desigualdades. Dados apresentados por Sandra mostram que, no Brasil, apenas 15% dos formandos em tecnologia da informação são mulheres. Além disso, elas estão mais expostas aos impactos da inteligência artificial generativa: cerca de 33,7% atuam em profissões com alto risco de substituição, segundo levantamento da OIT em parceria com a ONU Mulheres.

Durante a fala, Sandra enfatizou que a transformação digital precisa ser acompanhada de empoderamento e segurança. “A mulher digital começa na mulher real”, afirmou. Nesse sentido, o programa “Desafio não é brincadeira”, da SMDF, tem levado informação e conscientização a escolas, igrejas e comunidades do DF, com ações em regiões como Sol Nascente, Estrutural, Santa Maria e Taguatinga.

O projeto aborda temas como golpes virtuais, assédio, fraudes e armadilhas emocionais, formando redes de mulheres multiplicadoras que compartilham conhecimento e criam vínculos de proteção mútua. “Já começamos a colher frutos. Temos mulheres se sentindo mais seguras e repassando as informações para amigas, vizinhas e filhas”, celebrou a subsecretária.

O Innova Summit segue até quinta-feira (27), reunindo especialistas em inovação, tecnologia e empreendedorismo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Faça um comentário