Grupo de trabalho vai desenvolver critérios inclusivos para avaliação na educação especial

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Iniciativa da Secretaria de Educação busca garantir mais acessibilidade e equidade para estudantes com deficiência

A rede pública de ensino do Distrito Federal deu um passo importante rumo a uma educação mais inclusiva. Um grupo de trabalho foi criado com a missão de desenvolver novos critérios de avaliação voltados especificamente para estudantes da educação especial.

O objetivo é simples, mas desafiador: tornar as provas mais acessíveis e garantir que todos os alunos, independentemente de suas limitações, possam demonstrar seu conhecimento de forma justa. Para isso, serão elaborados indicadores que considerem diferentes formas de aprendizagem e adaptação, como provas em formatos digitais, com recursos de acessibilidade, ou versões físicas adaptadas.

O grupo será formado por profissionais da própria Secretaria de Educação e contará com especialistas de diferentes áreas da educação inclusiva. A proposta inclui encontros presenciais para levantar as principais barreiras enfrentadas pelos estudantes com deficiência durante as avaliações e encontrar soluções viáveis para superá-las.

Uma das ações previstas é a criação de um manual prático para orientar a aplicação de provas acessíveis nas escolas. Esse guia servirá como referência para professores e coordenadores pedagógicos, com orientações sobre como adaptar as atividades avaliativas sem comprometer os objetivos pedagógicos.

Além disso, os novos critérios serão integrados às próximas edições das avaliações distritais, com o intuito de promover a equidade no processo de ensino e aprendizagem. A iniciativa reforça o compromisso da rede pública em oferecer um ambiente escolar mais justo, respeitoso e alinhado às necessidades de cada estudante.

Com a medida, espera-se não apenas melhorar o desempenho dos alunos da educação especial, mas também fortalecer o papel da escola como um espaço de inclusão, participação e valorização da diversidade.

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