Hemocentro do DF moderniza agências transfusionais com automação
Compartilhar
Modernização tecnológica agiliza exames e aumenta eficiência na hemorrede do Distrito Federal
A Fundação Hemocentro de Brasília implantou novos sistemas automatizados nas agências transfusionais do DF para modernizar a realização de exames, agilizar os processos laboratoriais e elevar o nível de segurança transfusional.
O investimento em tecnologia permite maior precisão nos diagnósticos, fidelidade nos resultados e redução de tempo de espera para os pacientes.
Com a adoção de equipamentos automatizados, digitalização de fluxos de trabalho e interface informatizada entre laboratórios, as agências conseguem realizar exames de triagem sorológica, imuno-hematologia e controle de qualidade interna de maneira mais integrada.
O sistema também auxilia no monitoramento de estoques e rastreabilidade dos insumos utilizados.
A iniciativa visa padronizar procedimentos, evitar retrabalho e reduzir erros, garantindo que todos os testes sigam normas técnicas rígidas.
Profissionais receberam capacitação para operar os novos equipamentos e seguir os protocolos de automação, o que também fortalece a qualidade do serviço e a confiança dos pacientes.
Além de beneficiar quem precisa de transfusões ou exames laboratoriais urgentes, a modernização fortalece a Hemorrede como referência em hemoterapia no serviço público de saúde do Distrito Federal, promovendo rapidez, segurança e atendimento mais eficiente.