Hospital de Base faz ação interativa no Julho Amarelo
Compartilhar
Iniciativa reuniu testagem, vacinação e atividades educativas para conscientizar a população sobre prevenção e diagnóstico precoce.
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) promoveu, nesta segunda-feira (28), uma ação especial para marcar o Julho Amarelo, campanha dedicada ao combate às hepatites virais. Pacientes e visitantes participaram de atividades interativas no ambulatório, que incluíram testagem rápida para hepatites B e C, vacinação contra a hepatite B, além de orientações sobre prevenção e tratamento.
Para tornar o momento mais envolvente, a equipe organizou um quiz educativo com distribuição de brindes, além de decoração temática em amarelo. A iniciativa reuniu profissionais da Vigilância Epidemiológica, do ambulatório de Gastroenterologia e Hepatologia e da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Saúde do DF.
De acordo com o hospital, no primeiro semestre deste ano foram registrados 35 casos de hepatites virais, número próximo aos 37 identificados no mesmo período de 2024. Ao longo do ano passado, o HBDF contabilizou 72 diagnósticos. Globalmente, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,1 milhão de pessoas morrem anualmente em decorrência das hepatites virais.
Além da detecção precoce, a ação buscou reforçar a importância da vacinação e do acompanhamento médico. Pessoas diagnosticadas durante a atividade foram encaminhadas para atendimento e tratamento no próprio hospital.
A campanha Julho Amarelo é prevista em lei federal e busca conscientizar a população sobre medidas de prevenção e combate às hepatites, como a imunização e a realização de exames, ambos oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fotos: Divulgação/IgesDF