Saúde alerta para risco de raiva em morcegos no DF

Publicado em: 09/07/2025 18:07Tags: , , ,

Compartilhar

População deve evitar contato direto e acionar Zoonoses em caso de animais com comportamento estranho

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) emitiu um alerta para a população após confirmar casos de raiva em morcegos na região. Dois exemplares da espécie Artibeus lituratus testaram positivo para a doença neste mês, durante o chamado Julho Dourado — campanha dedicada à prevenção da raiva.

Os morcegos foram encontrados em áreas urbanas e não tiveram contato com pessoas, apenas com cães. Os animais domésticos que entraram em contato foram incluídos em protocolos de observação e vacinação, como parte das medidas de controle. A raiva é uma doença viral com letalidade próxima de 100% quando surgem os sintomas, transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados.

De 2019 a 2025, o Laboratório de Diagnóstico de Raiva do DF analisou mais de 3.400 amostras e identificou 27 casos positivos — sendo 22 em morcegos, quatro em bovinos e um em equino. Em humanos, há dois registros históricos no DF: um em 1971 e outro em 2022.

A orientação principal da SES-DF é que a população não toque em morcegos, mesmo se estiverem aparentemente inofensivos ou caídos. Em caso de encontrar um animal com comportamento fora do normal — como voando durante o dia ou entrando em residências — a recomendação é isolá-lo com segurança (usando um balde ou caixa com peso por cima) e acionar o Núcleo de Vigilância de Zoonoses.

Caso haja contato direto com saliva, mordida ou arranhadura, a pessoa deve lavar bem o local com água e sabão e procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde para receber o tratamento pós-exposição, que inclui vacinação e, se necessário, soro antirrábico.

A Secretaria também reforça a importância de manter a vacinação anual de cães e gatos em dia. Os casos em animais silvestres reforçam a necessidade de vigilância constante para evitar que o vírus alcance o ciclo urbano.

Para denúncias ou orientação, a população pode contatar o Zoonoses DF pelos telefones (61) 3449-4432/4434 ou pelo e-mail zoonosesdf@gmail.com.

Faça um comentário