Vacina ACWY é liberada para bebês de 12 meses no DF
Compartilhar
Mudança no calendário amplia proteção contra meningite em crianças; aplicação já está disponível na rede pública.
Desde 1º de julho, a vacina meningocócica ACWY passou a fazer parte do calendário de rotina para crianças de 12 meses no Distrito Federal. Antes restrita a adolescentes de 11 a 14 anos, a vacina agora reforça a imunização infantil contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da meningite meningocócica.
A medida foi definida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e já está em vigor em todas as salas de vacina do DF. Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança busca ampliar a proteção de bebês, que recebem a vacina meningocócica C aos 3 e 5 meses. Aos 12 meses, o reforço agora será com a versão ACWY, mais abrangente.
A coordenadora de Atenção Primária à Saúde do DF, Fabiane Nascimento, explicou que a introdução da vacina ACWY foi possível após negociação do Ministério da Saúde para aquisição das doses. Com isso, o esquema vacinal para prevenção da meningite meningocócica passa a ter cobertura ampliada para os principais sorogrupos em circulação no Brasil.
A vacina está disponível gratuitamente nas mais de 170 salas de vacinação da rede pública do DF. Para receber o imunizante, é necessário apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação da criança. A Secretaria de Saúde reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia, como forma de reduzir os riscos de surtos e casos graves da doença.
A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana grave que pode evoluir rapidamente e levar à morte ou deixar sequelas importantes. A transmissão ocorre por contato direto com secreções respiratórias de pessoas infectadas ou portadoras assintomáticas.
Para mais informações sobre locais e horários de vacinação, a população pode consultar o site da Secretaria de Saúde ou procurar a unidade básica de saúde mais próxima.
Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF