Projeto no Pôr do Sol é o primeiro do DF com 100% de tecnologia BIM

Publicado em: 01/07/2025 20:37Tags: , , ,

Compartilhar

Infraestrutura prevê 150 ruas pavimentadas, drenagem, ciclovias e calçadas com acessibilidade; primeira licitação será lançada em julho

O Governo do Distrito Federal anunciou o início do primeiro projeto de infraestrutura totalmente desenvolvido com tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção). A iniciativa será implantada na região do Pôr do Sol, em Ceilândia, e marca um avanço no planejamento urbano com foco em precisão técnica e transparência.

Com o uso do BIM, todas as etapas do projeto — desde o desenho das vias até a execução das obras — são planejadas em ambiente digital, o que permite maior controle sobre prazos, custos e qualidade. O modelo também facilita futuras manutenções e ampliações.

A proposta prevê a pavimentação de 150 vias, somando cerca de 27 quilômetros. As ruas mais largas receberão asfalto e as estreitas serão cobertas com blocos intertravados. O plano inclui ainda 22 quilômetros de rede de drenagem pluvial, cinco quilômetros de ciclovias e mais de 93 mil metros quadrados de calçadas em concreto, todas com acessibilidade.

O projeto será dividido em dois lotes. O primeiro terá licitação aberta em julho; o segundo, em outubro. A previsão do GDF é iniciar as obras ainda em 2025. A meta é oferecer melhores condições de mobilidade, segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Além da infraestrutura viária, o uso da tecnologia BIM no setor público representa um novo modelo de gestão de obras. A expectativa do governo é ampliar esse tipo de metodologia para outras regiões administrativas, com foco na eficiência e no bom uso dos recursos públicos.

Imagem: Divulgação/SODF

Faça um comentário